É fácil adiar o poeira do seu ventilador de teto por mais um mês, já que ele fica longe da vista (direta). Mas não faça isso. A tarefa é fundamental para evitar que toda a sujeira nas lâminas recirculem no ar de sua casa.
Se você está pensando que tem que haver uma maneira melhor do que cambalear em uma cadeira instável e esticar o pescoço, apenas para tirar a poeira, existe. A seguir, Kristiana Laugen – uma especialista em casa na Handy, um mercado online para reforma de casas e serviços de limpeza – explica como limpar um ventilador de teto de forma eficaz e os quatro suprimentos de que você precisa.
Quantas vezes você deve limpar o ventilador de teto?
Laugen sugere limpar seu ventilador pelo menos uma vez a cada dois meses para evitar que muita poeira (e, portanto, os ácaros, que podem desencadear reações alérgicas e asma) se acumulem. Se você ou alguém com quem você mora tem alergias graves, tente uma vez por mês. Mas Laugen também recomenda comprar um espanador e adicionar uma varredura rápida em sua programação de limpeza semanal. Dessa forma, a limpeza profunda será ainda mais fácil.
Veja também:
- Como limpar a pia velha de porcelana do banheiro
- 2 maneiras fáceis de limpar uma panela velha e queimada
- Qual é a frequência certa para limpar os potes de comida dos pets? Veja dicas dos veterinários!
Erros comuns a evitar ao limpar ventilador de teto
Não use um espanador ‘tradicional’, quer queira ou não, ele apenas deslocará a poeira, criando uma nova bagunça. “Impedir que a sujeira caia em outras superfícies vai evitar o incômodo de ter que fazer outra limpeza profunda depois”, diz Laugen. Em vez disso, use o truque da fronha, explicado nas instruções abaixo.
Não se esqueça de se preparar
Se você é sensível a alérgenos e poeira, Laugen recomenda o uso de máscara e luvas para evitar crises alérgicas durante o processo de limpeza. Você vai precisar de:
- Escada ou banquinho resistente
- Uma fronha velha
- 2 panos de microfibra
- Frasco de spray cheio com uma proporção de 1: 1 de vinagre branco e água
Etapa 1: limpe as lâminas com uma fronha
Borrife levemente o interior da fronha velha com a solução de limpeza. Em seguida, suba com cuidado na escada ou no banquinho para alcançar o ventilador – que deve estar desligado, é claro – e insira uma lâmina de cada vez na fronha. Feche a fronha ao redor de cada lâmina e puxe em sua direção para limpar cuidadosamente a superfície, permitindo que a poeira se acumule dentro. Quando terminar, leve a fronha para fora, vire-a do avesso e sacuda a poeira. Em seguida, lave como de costume.
Etapa 2: borrife cada lâmina com a mistura de vinagre e água
Pegue o frasco de spray novamente, bem como um pano de microfibra. Pulverize generosamente sua solução de limpeza em cada uma das lâminas e limpe qualquer sujeira restante com o pano. “Não se esqueça de limpar todos os lados da lâmina, incluindo a parte superior, as laterais e a parte inferior”, diz Laugen.
Etapa 3: limpar o acessório de iluminação, se houver
Primeiro, certifique-se de que a luz do ventilador esteja desligada por pelo menos uma hora (ninguém quer uma lâmpada quente!). Se o acessório incluir uma proteção de vidro ou globo, desparafuse-o com cuidado e lave em água morna com sabão. Enquanto você deixa secar, limpe suavemente a(s) lâmpada(s) com um pano de microfibra seco. Aperte a cortina de volta.
Etapa 4: limpe tudo
Bits Agora é hora de se concentrar nos detalhes. Dê ao seu pano de microfibra uma borrifada da mistura de vinagre e passe-o sobre a corrente, o motor e o suporte de teto.
Veja também:
- Limpeza de casa: 10 lugares na sua casa que você está esquecendo de limpar
- Como limpar um sofá de couro e tirar manchas sem fazer esforço
- Como limpar um sofá de camurça ou de suede
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br